quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sugerindo hashtags mais adequadas:



#macacodecuérola
#somostodossemnoçao
#vaijogarbananaprasuamae

Daniel Alves declarou algo mais ou menos assim "Fazer o que? Não vão mudar mesmo, o jeito é rir desses babacas"
Não desconsidero a atitude do jogador ao debochar da situação e espero que o agressor tenha ficado, no mínimo, desconcertado. No entanto, continua se tratando de uma agressão, mesmo sem golpes ou palavras o gesto de jogar bananas a brasileiros negros num campo de futebol europeu quer dizer MUITA coisa.

A campanha bota em foco a "igualdade" (nivelada por baixo, o que não vale de muita coisa) e a relativização do preconceito, ou seja "se sente ofendido quem quer". Eeei, Neymar, ofende os outros quem quer também, e é nas pessoas que acham que possuem esse direito por serem brancas nas quais temos que focar. Aceitar o preconceito é abaixar a cabeça, e abaixar a cabeça é legitimar o racismo. Então não, não se sente ofendido quem quer, negros são agredidos historicamente e isso precisa mudar.

Subentende-se que macaco é um ser inferior na nossa escala evolutiva, recuar milhões de anos e se presume que os seres humanos tenha se desenvolvido capacidades intelectuais que nos permitam desfazer de pensamentos mesquinhos. Então aqui vai mais um sugestão:

#evoluam #naomatemDawindedesgosto

Perpetuar uma campanha como esta é não compreender ou simplesmente ignorar propositalmente a gravidade da situação. A coisa toda não começa pela banana. Começa quando prendem um negro "por acaso", quando um carro de polícia arrasta uma mulher até a morte, quando torturam um jovem na favela e somem com o corpo, quando não se permite a entrada de certos jovens em  shoppings granfinos das grandes cidades.

Podem até dizer que é só uma questão de classe (classe esta que por nenhum acaso é majoritariamente negra) mas o preconceito e a hostilidade é tão grande que, apesar dos milhões de euros no bolso, 3 Ferraris na garagem e mansões luxuosas espalhadas pelo mundo Neymar e Daniel Alves não são brancos e não os deixarão esquecer disso. E este é o real significado da banana, a crença por parte de algumas pessoas que a pele negra anula o ser humano, um grito silencioso que serve para lembrar "Você pode ter tudo, mas continua sendo inferior aos meus olhos, e se você não tivesse tudo isso, ah garoto, seria pior ainda."

Como disse Leci Brandão, começo a respeitar o movimento quando surgirem as camisas

#somostodosAmarildo
#somostodosClaudia
#somostodosmcdaleste

Nomes não vinculados a mídia internacional, mas que enfrentaram a real face do preconceito, aos quais foram jogadas bananas a vida inteira das maneiras mais cruéis possiveis. Mas não, preto pobre não interessa né?


L.N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário